domingo, 31 de março de 2013

Este blog nasce de uma necessidade: escrever um pouco sobre um campo em que há um bom número de escribas e comentaristas. Portanto, me imponho um desafio.

Observo que nos blogs, jornais e emissoras de TV, eles (os escribas e comentaristas) se apresentam como especialistas. Alguns possuem CV que lhes outorgam o título. Outros assumiram editorias de Economia apenas usando do expediente "já que"(1). Percebe-se ainda outros perfis discutíveis.

Importa que nos tratados desses comentaristas e analistas há um bocado de Sabedoria Convencional - como bem descreveu Galbraith. Imparcialidade é um luxo. Jogam para a platéia. Não raramente tentam desmentir os fatos com grosseiras análises e avaliações. Noutras situações, alguns mais ousados, desenham novos conceitos e viram estrelas...e vendem Sabedoria Concvencional!

Nesse sentido, a ideia que sustenta este blog é promover algumas análises pessoais de situações do dia-a-dia tratando de Economia e Mercados. Usarei como base esse conjunto de "visões" que aparecem cotidianamente e tentarei apresentar contrapontos. Daí o título do blog (uma primeira provocação - obviamente!). A intenção é torná-lo um espaço para interagir e debater com aqueles que gostam dos temas e, assim, ir além dos vieses que permeiam as "conversas" no campo da Economia.

(1) "já que" não temos outro...


Já que se há de escrever, que pelo menos não se esmaguem com palavras as entrelinhas.
Clarice Lispector

Nenhum comentário:

Postar um comentário